• Luana Soares Harf

Trilhas no Vale do Capão

Atualizado: 28 de mai. de 2021


Trilhe novos caminhos! Venha conhecer!! Faça sua reserva e curta suas férias!

Conheça de forma consciente e segura os belíssimos lugares que ira visitar. Contemple gerando o mínimo de impacto no meio ambiente, faça uma passagem onde você se torna também de extrema importância nessa missão que é a preservação do Parque Nacional como um todo e seu entorno, vilas e municípios, onde você estará também envolvido conhecendo aqui um pouco das historias que remontam de onde surgiu ao longo dos tempos todo esse contraste entre Mata Atlântica, Caatingas e Serrados de campos rupestres. Vale do Capão (Chapada Diamantina) um entre tantos, paraíso.

No Vale do Capão temos 6 atrativos locais de variáveis níveis de caminhada bem como suas diferentes belezas naturais. Todas são trilhas de um dia, que variam de 5 a 8 horas de passeio que duram o dia todo, de forma que você que está conhecendo contemple e aproveite cada passo, inspiração e principalmente as belas paisagens desse lindo lugar, cujo nome se origina do Tupi, Caité- Açú, significado (Mata Alta).

Águas Claras

Nos deslocamos de carro até o ponto inicial da trilha, num percurso de 6 km de estrada de chão.

Damos inicio ao passeio, sendo essa trilha relativamente plana, em media 2:30 horas de caminhada de ida, e o mesmo de volta. Passamos pelo pezinho do Morrão, um dos principais cartões postais do Vale do Capão e da Chapada. Até chegar em um pequeno oásis em meio ao gerais do Morrão, suas piscinas naturais de águas cristalinas deixa um convite a mergulhar e se refrescar enquanto apreciamos um delicioso piquenique e contemplamos uma paisagem incrível. Ao finalizar a trilha Retomamos o carro para retornar a pousada.


Cachoeira da Fumaça

Tomamos o café da manhã na pousada.

Vamos de carro até os campos, onde começamos fazendo um registro de entrada no parque onde todo o grupo estará recebendo algumas instruções sobre os trabalhos que envolve o monitoramento do Atrativo realizado pela ACV-VC, (Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão), onde poderão estar utilizando banheiro, abastecendo suas águas. Faremos um aquecimento para iniciar a trilha. O percurso de 2:30 hs em 6 km de ida e o mesmo de volta. Sendo 2 km em 1:30 de subida e 4 km em 1:00 horas de caminhada na parte plana. Ao retornar no final da trilha, podemos seguir de carro até a Cachoeira do Riachinho, perfeita para um banho relaxante e revigorante. Seguindo assim retornamos a pousada.

Angelica e Purificação


Seguimos de carro ate o Bomba, onde iniciaremos a trilha.

Começamos com a travessia de 3 rios pelas pedras, que delimita o final do percurso de carro, dali em diante seguimos nossa caminhada iniciando assim nosso passeio. Faremos uma caminhada de 20 minutos até a Angélica, teremos uma visão do alto para o poço, no entanto seguiremos a caminhada rumo a Purificação. Hora caminhamos na trilha, hora nas pedras no leito do rio, a trilha e toda ao longo das margens do rio por mata ciliar, o que da um contato mais direto com a natureza. Após 40 minutos de caminhada chegamos ao nosso destino, onde estaremos aproveitando para tomar um delicioso banho, sendo a água mais gelada do vale fazendo assim juiz ao nome. Ali ficaremos ate que lhes baste, também é o lugar perfeito para o piquenique. Ao retornarmos, passamos na Angélica, onde é possível se nadar a vontade e de brinde tomar uma deliciosa massagem em baixo da cachoeira. Conforme desejarem retornamos ao carro finalizando assim o passeio, retomamos o carro que estará nos aguardando para levar vocês novamente em sua pousada.

Rio Preto e Rodas


Iniciamos nossa trilha saindo da vila do vale do capão já entrando no ritmo da caminhada, faremos um pequeno trecho da estrada de chão de 20 minutos para chegar ao inicia da trilha, levemente sombreada proporciona uma caminhada suave enquanto contornamos a serra do Candombá, um total de 1:30 h de caminhada mas não antes de fazermos uma descida de 00:15 h para chegar ao nosso destino. O Rio Preto nos aguarda com uma deliciosa piscina de águas cor Coca-Cola assim como a pequena cachoeira que nos proporciona um banho relaxante. Ficamos por lá de acordo como todos do grupo preferir, faremos um piquenique antes de seguimos para a Cachoeira das Rodas que fica 25 minutos de caminhada a partir do rio preto, retornando na trilha original de inicio do passeio, onde temos uma queda um pouco maior onde no meio a 3 pequenas fissuras naturalmente formando piscinas naturais onde tem um banho delicioso com vista para as montanhas. Finalizamos nossa ultima trilha retornando ao ponto inicial.

Trilha Poço do Gavião

Iniciamos a trilha na vila do vale do capão fazendo uma caminhada de 20 m pela estrada de chão para chegar ao ponto inicial da trilha. Seguimos nossa caminhada iniciando a subida da serra do Candombá percurso de 40 m para chegar na primeira parada obrigatória no mirante, onde temos uma bela vista do alto tendo como paisagem o vale do capão com vista para o Morrão, um atrativo a parte a visão e essa oportunidade para contemplação, damos continuidade agora no topo da serra que se faz sinuosa entre leves subidas e descidas que variam, e fazemos a mais longa delas tanto para chegar como para voltarmos, levando em conta que refazemos o mesmo percurso. ao chegarmos no destino que se trata de uma piscina maior que uma piscina olímpica, perfeita para nadar e banhar-se a vontade, lugar perfeito para o piquenique e também banhar-se ao sol. Trilha com tempo 2:30 a 3:00 de caminhada para ir e voltar, um total de 7 horas de passeio ao longo de todo o dia.

Morrão

Vamos de carro ate o inicio da trilha, fazemos um percurso de 1:30 a 2:00 horas de subida praticando o que chamamos de escalaminhada, pois em diferentes momentos a subida é auxiliada com as mãos para facilitar a subida, hora temos passagens pelas pedras hora por trilhas sinuosas, o objetivo desse passeio é chegar ao topo onde há uma belíssima paisagem para contemplação do alto do Morrão com uma vista de 360 graus em dois mirantes, cada um com uma visual diferenciado e paisagens sem igual, mirante para o Vale do Capão e Gerais do Morrão abaixo onde também podemos admirar para o lado do morro do Camelo e Pai Inácio, não é uma visão muito fácil de localizar se os lugares aos quais me referi e desconhecido a você. Não se preocupe lá tudo fará sentido. No alto ficamos a 1418 mts de altura.

Ao lado esquerdo pedra da tartaruga, conhecida pelos garimpeiros como serra da bacia​ e atrás se localiza o morro do cara suja.

Obs: Trilha recomendada para pessoas que tenha uma familiaridade com a atividade e não tenha medo de altura.

Estamos trabalhando seguindo o protocolo do Covid-19.


Reserva com deposito antecipado 50% para agendar!

Obs: Grupos acima de 6 pessoas necessário Condutor de apoio, assim como Reserva de Traslado e de hospedagem nos pontos de apoio.


Reserve agora!

#Trilhasvaledocapão

187 visualizações0 comentário